Dicas para uma boa redação


  Olá! Sabiam que sou ótima em português, especialmente em redação? Pois é por isso que hoje irei mostrar algumas dicas para pessoas que não vão muito bem em redação, ou as que querem se aperfeiçoar. Espero que gostem...

1- Escreva bem : É lógico que o que mais conta em uma redação é a ortografia, e o jeito que você escreve. Como vocês devem saber, tem três tipos de linguagem (são só os que eu conheço) : formal, informal e coloquial.
Dica: Para escrever bem, leia textos, porque quem lê muito, escreve bem.

2- O texto precisa fazer sentido : Não adianta nada escrever super bem, se as palavras na frase não fazem nenhum sentido. Aqui um exemplo:
Palhaço pirulito falou prédio.
  Entenderam alguma coisa? Eu não. Enfim... As palavras tem que se ligar umas às outras, e devem fazer sentido. Aqui um exemplo de uma frase assim:
Lara comeu biscoitos quando visitou sua velha tia.
   Aqui quer dizer que Lara (eu), comeu biscoitos quando visitou sua velha tia. Bem melhor, não acham?

3- Seja organizado (a) : Pra escrever um bom texto/redação, você precisa de um lugar onde faça silêncio, e organizado, pra se concentrar. Se tivesse a maior bagunça no quarto, e ainda mais um barulho horrível, acha que se concentraria? Não sei vocês, mas eu sim.
    Não custa nada tirar uns 5 minutos de seu tempo precioso, pra organizar algumas coisas que podem te desconcentrar. Algumas coisas que me fazem perder toda concentração são: livros ou roupas jogados no chão, ou até um grãozinho de feijão. Não sou muito organizada, mas bagunça me desconcentra muito...

4- Use o dicionário: Como ninguém é nenhum gênio (ou é?), o dicionário pode ser uma ótima ajuda. Eu mesma odeio pegar o dicionário na estante- talvez por preguiça, ou orgulho- mas isso não é motivo, né? Se estiver fazendo um texto formal, e quiser achar palavras mais formais, pode procurar no dicionário. #Recomendo

5- Se inspire : Na internet tem muitos textos que podem te inspirar! Dependendo do tema... Por exemplo: Se quiser fazer uma redação sobre a cultura japonesa, olhe imagens e textos sobre isso. Mas tem temas que é meio difícil de achar alguma inspiração na internet, por exemplo: Como a Ilha de Bahamas se Formou.
                 

                                    ...

   Espero que tenham gostado, e que o post não tenha ficado muito longo. Eu pareço uma professora explicando, né? Não, ok. Tchau, tchau! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário